Sobre mim

por rafaella rosa

Sou formada em psicologia pela PUC/RS em agosto de 2020. A escolha do curso se baseou no meu propósito de entender o ser humano na sua integralidade e desenvolver os meios para a promoção de seu bem-estar, ajudando-o enxergar que tudo que procuramos fora, está dentro de nós mesmos.

 

             Cada indivíduo tem suas individualidades e complexidades, e uma vez que fatores externos também influenciam no modo de vida de cada um, a maneira mais benéfica de experienciar a vida é entendendo o que se passa dentro do nosso psíquico. Acredito que isso não seja explorado com a magnitude que deveria, o que resulta no diagnóstico da nossa sociedade tão enferma. Portanto, cá estou eu utilizando esse espaço e meu conhecimento acerca da minha trajetória na graduação para enfatizar a importância de todos procurarem apoio.

 

Vivemos em uma sociedade onde a promoção da saúde mental não era destacada, até que estudos acerca da pandemia do Covid-19 apontaram dados de aumento significativo de casos de ansiedade e depressão na população. Ao longo da faculdade minha motivação de ocupar um lugar de escuta se aflorava cada vez mais dentro de mim quando eu entendia que qualquer pessoa poderia levar uma vida melhor a partir do conhecimento sobre suas origens e de sua mente. Lamento por tudo que passamos e também por aqueles que tiveram sua saúde mental abalada mas continuo enaltecendo a prática da terapia como algo muito maior e efetivo do que apenas quando o problema já está instaurado.

 

Dados científicos comprovam que fazer psicoterapia ajuda no que se remete ao disfuncional, mas ainda há um enorme tabu em relação a forma de como a psicologia é vista, que é muito mais do que tratar um desconforto ou enfermidade mental. O acompanhamento psicológico com um profissional ajuda a prevenir situações desadaptativas, sabendo assim lidar melhor com as emoções, reconhecendo seus padrões de funcionamento para melhor conduta acerca de si, para com os outros e com o mundo em que vivemos.

 

            A Rafaella já foi uma menina impulsiva, com inseguranças e medos. Quando achei que não teria mais saídas, a única possível foi voltar para dentro de mim. Meu processo terapêutico foi  um salto extraordinário na minha vida para eu me entender melhor e ressignificar o que me prejudicava. Sou uma profissional muito realizada com a escolha que eu fiz da minha faculdade, que também foi muito importante na minha trajetória, não só estudos e vivências, mas na construção da minha percepção que cada indivíduo tem problemas, nem maiores nem menores do que de outros, mas singulares de cada história subjetiva a suas dores particulares. Entendi empiricamente que a psicoterapia ajuda todos a nos conectarmos com aquilo que temos de mais individual e enaltecer nossa singularidade na nossa vida, que é única. Não é fácil, mas com o acompanhamento de um profissional, a carga dos problemas se torna mais leve e compassiva quando podemos contar com ajuda.

 

            Hoje, o meu propósito é ajudar o maior número de pessoas para que elas entendam o quão boa a vida pode ser se soubermos nossas qualidades, mesmo sabendo que a vida sempre vai ter desafios, mas o que importa é como interpretamos e reagimos a essas adversidades. A vida é um sopro, se não for agora, quando vai ser?

Uma luz que acende, pode ajudar a acender outras… Tem gente precisando dos teus talentos! Vamos juntos exaltar quem tu és sem medo de ser?

 

Rafaella Rosa

Psicologia Clínica

CRP 7/33635